quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A soja ajuda a eliminar peso e ainda é muito nutritiva.

O que o missoshiru, o shoyu e o tofu têm em comum, além é claro de fazerem parte da dieta tradicional japonesa? Todos eles são produzidos a partir da soja. Isso mesmo, um dos alimentos mais ricos e nutritivos do mundo, faz parte de diversos pratos da culinária oriental e é o segredo da saúde e da silhueta dos nipônicos. O alimento também previne doenças, auxilia nos sintomas de menopausa e, se não bastasse, é um grande aliado para quem está em guerra com a balança.

De origem vegetal, a soja contém uma significativa quantidade de vitaminas, como os minerais. “Cem gramas de soja fornecem a metade da quantidade diária de proteínas recomendada para um adulto”, explica a nutricionista Luana Le Grazie. Além disso, o alimento é um ótimo aliado para o controle do colesterol e por isso pode prevenir problemas cardíacos.

Mas para as mulheres, a soja fornece mais do que nutrição e saúde, ela é também uma grande aliada para diminuir os sintomas da menopausa. “A soja é rica em isoflavona, substância que possui fito-hormônios, como o estrógeno. Esta substância supre a falta do hormônio na menopausa e, assim, diminui seus sintomas”, diz a nutricionista. Luana ainda conta que por conter significativa quantidade de cálcio, a soja também previne a osteoporose.

O Brasil é um grande produtor de soja, mas a população local ainda não consome o alimento em grande quantidade como nos países orientais. Por lá, o consumo é cerca de cinquenta vezes maior. E isso explica a saúde e a grande expectativa de vida dos japoneses.

Mas se você se animou com o poder emagrecedor da soja, saiba que ela é sim uma poderosa aliada no controle e diminuição do peso. Algumas pesquisas apontam que a proteína contida no grão, comparada à proteína animal, engorda menos. Entretanto, há quem acredite que esses testes ainda não possuem resultados conclusivos.

Porém o que é comprovado e divulgado, é a capacidade do alimento em produzir a sensação de saciedade. Isso se explica pela grande quantidade de fibras, que além de satisfazer o organismo, auxiliam no funcionamento do intestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário